Os mediadores avançam um possível acordo para superar golpe em Burkina Fasso

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 02h24

Redação Central, 20 set (EFE).- Burkina Fasso poderia voltar a ter um governo interino liderado por Michel Kafando para relançar a transição civil em andamento antes do golpe de Estado da quinta-feira passada, informaram os mediadores neste sábado depois de se reunir com o líder da junta militar, general Gilbert Diendere.

Este domingo serão anunciados detalhes da “boa notícia”, disse um dos mediadores, o presidente de Benin, Boni Yayi, a jornalistas após a terceira rodada de negociações com a junta militar.

Anteriormente, os negociadores africanos, entre os quais está também o presidente do Senegal, Macky Sall, que atua como presidente rotativo da Comunidade Econômica de Estados de África Ocidental (Cedeao), afirmaram que pretendem que o líder provisório retorne, Michel Kafando, que foi posto sob prisão domiciliar pelos golpistas.

Em entrevista coletiva, o presidente Yayi não deu detalhes sobre um possível acordo, mas se limitou a dizer que uma “boa notícia” será anunciada neste domingo.

O general Diendere declarou depois da reunião: “Sempre disse que não vou me aferrar ao poder. Agora é uma questão de termos”.

Pelo menos seis pessoas morreram e dezenas ficaram feridas durante as manifestações contra o novo golpe, protestos que em outubro de 2014 conseguiram derrubar o então presidente, Blaise Compaoré, que governou o país com punho de ferro durante três décadas.

Os presidentes Sall e Yayi também se reuniram com diplomatas dos Estados Unidos e da França, dois países que mantêm uma estreita colaboração antiterrorista com Burkina Fasso e especialmente com o general Diendére, aliado do Ocidente por suas conexões em toda a região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.