OSCE aprova projeto de resolução para condenar a Rússia pela Crimeia
Baku, 28 jun (EFE).- A Assembleia Parlamentar da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) aprovou neste sábado um projeto de resolução que condena Moscou pela violação da soberania da Ucrânia após a anexação russa da Crimeia.
Na minuta se destaca que a OSCE “condena uma óbvia e rude violação dos princípios de Helsinque pela Federação Russa em relação à Ucrânia, incluindo a degradante violação da soberania e integridade territorial do país”.
A decisão foi votada por 30 parlamentares com cinco votos contra o primeiro dia do trabalho na capital azerbaijana da XXIII sessão do organismo internacional.
A Assembleia convocou os membros da OSCE a rejeitar a adesão da Crimeia à Rússia enquanto considerou como “ato ilegal o referendo (separatista) de 16 de março cujos resultados carecem de alguma força jurídica”.
O documento também ataca a ingerência armada do Kremlin nos assuntos internos da Ucrânia, em referência ao conflito no sudeste do país por trás do qual Ocidente vê a mão russa.
A condenação à Rússia proposta pelo parlamentar americano Benjamin Kardin foi criticada pela Armênia, um dos países que votou contra a iniciativa.
O chefe da delegação desse país alegou que dita medida poderia desestabilizar a regra do conflito russo-ucraniano.
Por outro lado, o representante da delegação russa na Assembleia, Alexei Pushkov, acusou os Estados Unidos de dois pesos e duas medidas e assegurou que é Washington a que tem uma política de ingerências, lembrando o caso do Kosovo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.