OSCE elogia como “democráticas” as eleições presidenciais da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 26/05/2014 10h35

Kiev, 26 mai (EFE).- A missão de observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) elogiou nesta segunda-feira as eleições presidenciais realizadas ontem, domingo, na Ucrânia, que qualificou de democráticas e transparentes, além de um exemplo de participação para muitos países europeus.

“Essas eleições confirmaram o curso democrático que o povo ucraniano tomou”, disse em entrevista coletiva em Kiev o coordenador da missão internacional, o português João Soares.

O coordenador dos observadores destacou a coragem da sociedade ucraniana, de suas autoridades, de seus jornalistas e das organizações civis, apesar “das tentativas de abortar o processo por parte de grupos armados” e “dos problemas de segurança” nas regiões insurgentes pró-Rússia de Donetsk e Lugansk.

Soares parabenizou, além disso, a Comissão Eleitoral Central (CEC) da Ucrânia por “atuar de forma imparcial (…) apesar dos contínuos distúrbios, da intimidação de membros de comissões eleitorais e de outras tentativas ilegais de impedir que os cidadãos exercessem seu direito ao voto”.

“Sua coragem salvou este país”, ressaltou o português, que reiterou que o diálogo entre as regiões pró-Rússia e as novas autoridades ucranianas “devem continuar”, porque “é a única solução em um Estado democrático” para resolver as diferenças.

Apurados mais de 70% dos votos emitidos, o empresário Petro Poroshenko já é vitorioso, com 53,75%, apontam os dados da Comissão Eleitoral. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.