OSCE pede para governo turco garantir a segurança durante eleições

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 13h24
  • BlueSky

Istambul, 4 jun (EFE).- A equipe de observadores eleitorais da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) pediu nesta quinta-feira ao governo turco que garanta a segurança de todos os envolvidos nas eleições do próximo domingo.

“Espero que as autoridades turcas continuem fazendo todo o possível para garantir a segurança durante a jornada eleitoral de todos os candidatos, representantes de partidos e instalações e, claro, dos eleitores que, espero, compareçam em grande número”, declarou Vilija Aleknaite Abramikiene, vice-presidente da Assembleia Parlamentar da OSCE, em comunicado divulgado hoje.

Aleknaite Abramikiene visitou entre ontem e hoje a província de Adana, onde em meados de maio um pacote-bomba destruiu um escritório eleitoral do Partido Democrático dos Povos (HDP), a legenda esquerdista nascida do movimento curdo.

“O incidente lembra que a Turquia tem um autêntico desafio de segurança. Por isso me alegra comprovar que os partidos seguem muito ativos e continuam suas campanhas eleitorais”, disse a deputada lituana.

Uma multidão nacionalista queimou um micro-ônibus do HDP e feriu ao motorista nesta quinta-feira durante um comício na cidade de Erzurum, no nordeste do país.

O dirigente da delegação da OSCE é Ignacio Sánchez Amor, deputado socialista por Badajoz, que visitou a “capital” curda de Diyarbakir para se reunir com autoridades.

A missão é composta por cerca de 50 parlamentares de 20 países da OSCE que se reunirão durante dois dias com vários representantes dos partidos, da imprensa e da sociedade civil.

Eles atuarão como observadores durante a jornada eleitoral e na segunda-feira apresentarão suas conclusões em entrevista coletiva em Ancara. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.