Otan alerta para “graves implicações” se Rússia violar soberania da Ucrânia
Bruxelas, 4 mar (EFE).- O Conselho do Atlântico Norte, o principal órgão de decisão da Otan, disse nesta terça-feira que a Rússia “continua violando a soberania e integridade territorial da Ucrânia e advertiu para as graves implicações” disso.
“Apesar dos repetidos pedidos da comunidade internacional, a Rússia continua a violar a soberania e a integridade territorial da Ucrânia e continua violando seus compromissos internacionais”, afirmou o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, ao término de uma reunião solicitada pela Polônia.
Segundo Rasmussen, “estes eventos apresentam graves implicações para a segurança e estabilidade da área euro-atlântica”.
A Polônia invocou na segunda-feira o artigo IV do Tratado de Atlântico para convocar esta reunião, a segunda do Conselho do Atlântico Norte nas últimas 72 horas.
“Este artigo diz que consultaremos cada vez que um aliado pensar que a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer membro da Otan se veja ameaçada”, lembrou Rasmussen, que leu ao término do encontro o comunicado adotado pelo Conselho.
O secretário-geral aliado assegurou que os países da Otan “se mantêm unidos em um espírito de forte solidariedade nesta grave crise”.
“Nos comprometemos a intensificar nossa rigorosa avaliação em curso sobre as implicações desta crise para a segurança da Aliança”, assinalou, e apontou que o farão “em estreita coordenação e consulta”.
Rasmussem também deixou claro que continuarão “apoiando todos os esforços construtivos para uma solução pacífica à atual crise, de acordo com a lei internacional”.
O político dinamarquês indicou que continuarão “consultando à Ucrânia dentro da Comissão OTAN-Ucrânia” e que entabularão um diálogo com Moscou no Conselho OTAN-Rússia, na reunião prevista para amanhã.
O embaixador russo na Otan, Alexander Grushko, aceitou hoje comparecer à reunião extraordinária solicitada por Rasmussen para abordar a situação na Ucrânia, após o desdobramento de tropas russas na região autônoma ucraniana da Crimeia.
O Conselho OTAN-Rússia é um fórum de consultas e cooperação entre a Aliança Atlântica e Moscou estabelecido em Roma em 2002.
É também a base formal das relações entre as partes e têm um mecanismo de consultas, cooperação e decisões conjuntas, em que os Estados aliados e Rússia abordam assuntos de segurança de interesse comum. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.