Otan considera que Rússia ainda utiliza força dentro da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 15/03/2015 09h13
  • BlueSky

Madri, 15 mar (EFE).- O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse neste domingo em entrevista publicada no jornal espanhol “El País” que a “Rússia ainda utiliza a força dentro de um país soberano e independente” como é a Ucrânia,

O secretário-geral afirmou ainda que o cessar-fogo que entrou em vigor em 15 de fevereiro “é frágil”, mas que agora o importante é que ele “se mantém”.

Stoltenberg não dá “detalhes específicos” sobre a situação na Ucrânia, mas confirma que a “Rússia está ainda no leste” do país e “tem ali forças, equipes e treina os separatistas”.

Stoltenberg ressaltou a necessidade de se respeitar o cessar-fogo, retirar as armas pesadas e permitir o trabalho da Organização para a Segurança na Europa (OSCE), que supervisiona a trégua.

“A oportunidade de diálogo político está aberta”, disse o secretário-geral da Otan.

Segundo Stoltenberg “o importante é o que passa no terreno” e o que se vê é que a “Rússia ainda utiliza a força dentro de um país soberano e independente”.

O secretário-geral afirmou ainda que a Rússia pode aproveitar a situação para se tornar mais forte no leste da Europa. “Existe esse risco”, avaliou. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.