Otan decidirá neste ano se convidará Montenegro para ser novo membro

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2015 13h47

Zagreb, 9 jul (EFE).- A Otan decidirá nos próximos seis meses sobre o possível convite a Montenegro para que o país seja integrado como membro de pleno direito, disse em Zagreb nesta quinta-feira o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

“A decisão sobre o convite a Montenegro faz parte da política que a Otan mantém há anos para garantir a paz e a estabilidade no sudeste da Europa”, explicou Stoltenberg em entrevista à imprensa depois de se reunir com o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic.

Milanovic ressaltou a importância da admissão do vizinho Montenegro para seu país, que é membro da Otan desde 2009.

Por outra lado, e em resposta a uma pergunta da imprensa, Stoltenberg mencionou a Grécia, sobre a qual ressaltou a fidelidade de Atenas apesar da crise econômica, política e social que atravessa.

“A Grécia foi e continua sendo uma forte aliada. O governo grego confirmou várias vezes que não vinculará a crise da dívida à firme fidelidade à Otan”, comentou o secretário-geral.

Da mesma forma que em outras recentes ocasiões, Stoltenberg alertou sobre uma piora da situação de segurança no mundo, principalmente pelo aumento da violência no Oriente Médio e no norte da África, assim como pela “agressiva” política da Rússia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.