Otan divulga imagens que sugerem movimento de tanques russos na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 14/06/2014 16h32

Bruxelas, 14 jun (EFE).- A Otan divulgou neste sábado imagens por satélite que sugerem um movimento de tanques russos sem marcas e nem distinções em território do leste da Ucrânia desde a froteira com a Rússia e que, na sua opinião, questionam o fato de que Moscou esteja tentando diminuir a tensão.

“Estas imagens colocam questões significativas sobre o papel da Rússia na hora de facilitar a instabilidade no leste da Ucrânia e seu envolvimento no movimento de equipes militares desde o território russo na Ucrânia”, destacou em comunicado um alto cargo militar da Aliança.

A fonte indicou que as autoridades russas estão se comportando de maneira “confusa” e “evasiva” com relação a seu papel tanto na península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscou, como no leste da Ucrânia.

“É importante revelar fatos relevantes em um esforço para garantir que a Rússia siga sendo responsável publicamente de suas ações”, enfatizou.

Por esse motivo, a Otan publicou hoje um mapa da zona e várias fotografias das quais algumas pertencem à empresa DigitalGlobe, enquanto outras são de “código aberto”.

Uma das imagens proporcionadas, segundo a Otan, está datada de 30 de maio e mostra que uma unidade russa foi desdobrada nas proximidades da cidade de Rostov Do Don, perto da fronteira com a Ucrânia, embora na fotografia não é possível ver a presença de tanques.

Em outra imagem de 6 de junho, a Aliança destaca que aparece uma unidade russa se retirando, o que poderia fazer parte da retirada anunciada por Moscou de seus soldados dessa área fronteiriça.

“No contexto dessa retirada geral, se vê que chegaram outros oito tanques”, assinalou a organização.

Em uma imagem de 11 de junho, a Otan mostra que há outros dez tanques na zona, três dos quais estão estacionados, quatro se encontram na área de treino e três estão em caminhões de transporte de equipamentos pesados, que normalmente são utilizados para movimentar este tipo de blindados.

“Provavelmente indica um iminente movimento pela estrada”, assinalaram as fontes militares.

A Otan lembrou que em 12 de junho as autoridades ucranianas informaram que três tanques e vários veículos blindados atravessaram a fronteira na passagem de Dovzhanskyy, sob o controle que grupos separatistas pró-russos.

A entidade disse que, mais tarde, foram avistados estes tanques nas localidades de Snizhne e Makiivka, perto de Donetsk, segundo demonstram outras imagens oferecidas.

“Os tanques não têm marcas ou pintura de camuflagem como outros utilizados pelo Exército ucraniano”, indicaram as fontes militares aliadas.

As fontes disseram que de fato “não têm nenhuma marca em absoluto”, o que “lembra as táticas empregadas por soldados russos que estiveram envolvidos na desestabilização da Crimeia”.

“Se as últimas informações forem confirmadas, isto marcaria uma grave escalada da crise no leste da Ucrânia em violação com os compromissos da Rússia em Genebra”, declararam.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, expressou na sexta-feira sua “preocupação” e voltou a pedir que a Rússia completar a retirada de suas tropas da fronteira com a Ucrânia, detenha o fluxo de armas e mercenários através da fronteira e exerça sua influência entre os separatistas armados para que deponham as armas e renunciem à violência.

Rasmussen pediu à Rússia que cumpra seus compromissos da conferência de Genebra de abril, na qual tentou buscar uma solução pacífica para crise ucraniana, e pediu que coopere com o governo de Kiev na implementação de seus planos para promover a paz, a unidade do país e as reformas necessárias. EFE

rja/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.