Otan diz que Trump defendeu mais gastos com defesa entre os países da Europa

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/11/2016 10h51
  • BlueSky
MHR02. WASHINGTON (EE.UU.), 10/11/2016.- El presidente electo de EE.UU. Donald Trump se dirige a periodistas durante una reunión con el presidente de EE.UU. Barack Obama (no en la foto) en la oficina Oval de la Casa Blanca hoy, jueves 10 de noviembre de 2016, en Washington (EE.UU.). EFE/MICHAEL REYNOLDS EFE/MICHAEL REYNOLDS Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca - EFE

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou nesta segunda-feira que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tratou com ele sobre “a importância de mais gastos com defesa entre os aliados europeus”. Em Istambul, Stoltenberg comentou telefonema que teve com Trump na sexta-feira.

O secretário-geral da Otan disse que está “ansioso” para trabalhar com o próximo governo dos EUA, que assume em 20 de janeiro. Stoltenberg reiterou a dedicação da aliança em elevar os fundos aportados pelos membros da Otan que não os EUA. No telefonema, Trump garantiu o “forte apoio” dos EUA à aliança e à segurança europeia.

Na campanha eleitoral pela Casa Branca, Trump havia pedido que os aliados contribuíssem mais com a Otan. Stoltenberg lembrou compromisso de todos os membros a dedicar 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) em gastos com defesa, assumido em reunião de 2014 da Otan no País de Gales. 

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.