Otimismo econômico nos EUA bate recorde com Obama, aponta pesquisa
Washington, 21 abr (EFE).- A consolidação da recuperação econômica nos Estados Unidos impulsionou a aprovação do trabalho do presidente Barack Obama à frente do governo, com 52% dos americanos descrevendo a situação econômica como “muito boa” ou “boa”, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela emissora “CNN”.
Esta é a primeira vez desde que Obama chegou à Casa Branca, no início de 2009, em que mais da metade dos americanos consideram a situação da economia boa.
Além disso, as perspectivas parecem indicar que o otimismo é de médio prazo. 60% dos entrevistados esperam que a economia se mantenha em boa forma daqui a um ano, e só 38% acham que estará em situação ruim.
A economia americana, que cresceu 2,4% em 2014, tem expectativa de crescimento de 3% este ano, e a taxa de desemprego está em 5,5%, a mais baixa em sete anos.
Obama chegou à presidência em plena crise econômica após a explosão da bolha financeira ligada às hipotecas tóxicas em 2008-09, o que gerou a maior recessão econômica nos Estados Unidos desde a crise de 1929.
Esta melhora no panorama econômico alavancou a popularidade do presidente.
Pela primeira vez desde maio de 2013, mais americanos aprovam o governo do presidente, embora dentro da margem de erro: 48% a 47%.
A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de abril com 1.018 cidadãos, e tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.