Paciente com esclerose múltipla espera por remédio desde julho; veja

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2014 11h27

Uma paciente com esclerose múltipla espera, desde julho, do Ministério da Saúde remédio definido como única forma de tratamento. A esclerose múltipla é doença neurológica que causa alterações na visão, perda de equilíbrio, formigamento, dormência nos membros e dificuldade para andar.

Maria Teresa Medeiros de Lima tem a doença e o remédio teriflunomida é imprescindível para impedir a progressão, de acordo com relatório médico. A paciente, de 46 anos, entrou com ação na Justiça e obteve liminar obrigando a União a fornecer o medicamento.

A liminar foi assinada pelo juiz federal Paulo Cesar Lopes, em 14 de julho, com prazo de 30 dias para ser cumprida e com multa diária de R$ 500. A advogada Tatiana Invernizze Ramello, que defende Maria Teresa, explicou que não cumprir a ordem judicial tem sido frequente pelo Ministério da Saúde.

A advogada Tatiana Invernizze Ramello é assessora jurídica da Associação dos Familiares e Portadores de Doenças Graves, em Campinas. Ouça no áudio acima Maria Teresa Medeiros de Lima descrevendo à repórter Izilda Alves as consequências da falta do medicamento em seu organismo:

O sofrimento de Maria Teresa Medeiros de Lima se repete com muitos doentes que reivindicam na Justiça o direito a medicamentos. Desde julho, a paciente está sem o remédio Teriflunomida, considerado imprescindível para impedir a progressão de sua esclerose múltipla.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.