Pai indiano pede ajuda de governo para eutanásia em seus filhos doentes

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2015 15h03

Nova Délhi, 3 jun (EFE).- Um pai indiano pediu ao governo que o ajude ou permita fazer uma eutanásia em seis de seus oito filhos, afetados pela doença de Canavan, uma síndrome degenerativa que está em um estágio tão grave que ultrapassou a capacidade de seus progenitores de cuidar deles.

A carta de Muhammed Nazir, morador de Agra, ao sul de Nova Délhi, repercutiu na imprensa local depois de ele implorar ao presidente indiano, Pranab Mukherjee, ajuda para tratar a doença degenerativa de seus filhos, que têm entre oito e 18 anos de idade.

“Na carta pedi a eutanásia ou ajuda com o tratamento”, reconheceu hoje o pai à Agência Efe sobre sua intenção, e disse não ter recebido nenhuma contestação a respeito.

Muhammed diz que não pode levar seus seis filhos com a doença à reabilitação porque não tem dinheiro para pagar as sessões de todos, por isso Tabassum, sua mulher, cuida de quatro deles enquanto dois que já não conseguem caminhar sozinhos recebem tratamento.

“Estou fazendo fisioterapia em só dois dos meus filhos, de 13 e 10 anos. É que não posso mais. Tenho uma loja de doces e um renda de sete mil rúpias por mês – pouco mais de US$ 100”, destacou o progenitor.

Além das seis crianças afligidas pela doença, a família tem um filho mais velho de 20 anos e uma menina de cinco que não estão doentes.

O pedido de ajuda teve eco nas autoridades do estado Utta Pradesh, que buscam uma solução.

“Tentaremos oferecer ajuda econômica e deveriam recebê-la o mais rápido possível”, indicou à Efe Rajesh Srivastava, magistrado adicional de Agra e que se encarregou do caso.

A Administração confirmou que começou os trâmites para que a família receba cartões de identificação pessoal e eles sejam credenciados como pessoas sem recursos.

“A doença é uma leucodistrofia degenerativa que não tem cura”, confirmou Yadav, chefe do escritório médico do distrito e responsável pelo laudo que confirmou que seis dos oito filhos de Muhammed e Tabassum sofrem da doença, que afeta o sistema nervoso e motor.

O médico confirmou que realizará outra visita e que o mais provável é que as seis crianças sejam enviadas a um hospital especializado na capital indiana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.