Países do Golfo se reúnem para analisar crise do Iêmen
Riad, 14 fev (EFE).- Os ministros de Relações Exteriores dos países-membros do Conselho do Cooperação do Golfo (CCG) mantiveram neste sábado uma reunião extraordinária em Riad, capital da Arábia Saudita, para analisar a crise do Iêmen após a tomada de poder por parte dos houthis.
Segundo a agência oficial de notícias “SPA”, os ministros começaram o encontro no aeroporto da capital saudita sob a presidência rotativa do titular catariano das Relações Exteriores, Khalid bin Mohammad al Attiyah;
O secretário-geral do CCG (composto por Arábia Saudita, Kuwait, Emirados, Bahrein, Catar e Omã), Abdul Latif bin Rashid Al Zayani; o vice-ministro das Relações Exteriores saudita, Abdulaziz bin Abdullah; e os embaixadores dessas monarquias sunitas em Riad também participaram do encontro.
O objetivo da reunião era abordar os recentes acontecimentos no Iêmen, onde a situação política e de segurança se agravou nos últimos meses, especialmente desde que o movimento rebelde xiita tomou o poder em 6 de fevereiro.
Nos últimos dias, Estados Unidos, Espanha, Reino Unido, França, Itália e Arábia Saudita foram alguns dos países que fecharam suas embaixadas e retiram suas equipes de trabalho do território iemenita por conta da instabilidade.
Os combatentes do movimento xiita dos houthis dispersaram hoje com disparos uma manifestação de milhares de opositores no centro do Iêmen. Ontem, eles se enfrentaram com milicianos tribais sunitas na tentativa de ampliar sua área de influência. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.