Países europeus aumentarão controle de identificação de passageiros em trens
Paris, 29 ago (EFE).- As autoridades de nove países europeus reforçarão o controle sobre a identificação dos passageiros e das bagagens nas viagens de trem de longa distância, anunciaram neste sábado seus ministros de Interior e Transportes em Paris.
Em declaração conjunta lida pelo ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, os nove países anunciaram também que serão ampliadas as patrulhas mistas de policiais no transporte ferroviário. Além disso, consideram “indispensável iniciar operações simultâneas e coordenadas de controle em trajetos pontuais”.
“O controle de identidade dos passageiros, assim como a inspeção visual das bagagens será maior e faremos uma avaliação das consequências de implantar bilhetes nominais para os trens internacionais de longa distância”, explicou o texto.
Os países pedem à Comissão Europeia que seja analisada uma modificação pontual das regras do Código das Fronteiras Schengen que permita controles permanentes onde for necessário.
Em declarações posteriores à imprensa, o ministro do Interior da Espanha, Jorge Fernández Díaz, destacou que seu país “aprendeu com trágica experiência dos atentados de 11 de março de 2004” e que essa vivência é valorizada comunidade europeia.
Já para a ministra de Fomento espanhola, Ana Pastor, também presente na reunião, disse que ainda é preciso fazer muito para reforçar a segurança do transporte ferroviário para que os trens continuem sendo uma forma de transporte confortável para as pessoas. EFE
er/cdr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.