Países retiram observadores da missão da OSCE na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 14/01/2015 11h28

Moscou, 14 jan (EFE).- Vários países ocidentais retiraram seus representantes na missão especial da OSCE para a Ucrânia depois do agravamento do conflito armado nas regiões orientais do país, informou nesta quarta-feira o embaixador da Rússia perante a organização internacional, Andrei Kelin.

“Parte dos observadores foram retirados da região de Donetsk por motivos de segurança”, disse Kelin, citado pela agência “Interfax”.

Segundo o diplomata, “alguns países ocidentais colocaram novas exigências (de segurança) para a estadia de seus observadores”.

No entanto, explicou que esses voltarão ao trabalho quando a situação melhorar e que, em fevereiro, a missão da OSCE será aumentada em até 500 observadores, o máximo previsto por seu mandato.

A OSCE denunciou nesta quarta-feira uma “deterioração significativa” da situação em Donetsk nas últimas 24 horas. Ontem foram registradas 12 mortes de civis na região devido ao impacto de um projétil contra um ônibus.

Além disso, ressaltou que a situação é especialmente grave na zona do aeroporto de Donetsk, cidade controlada pelos separatistas pró-Rússia, palco de intensos combates nos últimos meses.

Enquanto isso, Kelin também disse que o grupo de contato para a regulação do conflito ucraniano poderia se reunir antes do fim da semana em Berlim para ultimar a determinação da linha de separação entre as partes beligerantes no leste ucraniano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.