Palácio de Buckingham ressalta “imparcialidade” da rainha Elizabeth II

  • Por Agencia EFE
  • 09/09/2014 17h27

Londres, 9 set (EFE).- Um porta-voz do Palácio de Buckingham insistiu nesta terça-feira que a rainha Elizabeth II mantém uma postura de “imparcialidade” com relação ao referendo sobre a independência da Escócia, que será realizado no próximo dia 18.

“A imparcialidade constitucional da soberana é um princípio estabelecido de nossa democracia, tal como a rainha demonstrou durante seu reinado”, declarou o porta-voz da residência de Elizabeth II.

O Palácio de Buckingham ressaltou a postura da chefe de Estado britânica sobre o referendo depois que o ministro principal escocês, o nacionalista Alex Salmond, afirmou hoje que a monarca, de 88 anos, ficaria “orgulhosa” de ser rainha de uma Escócia independente.

“Como soberana, ela está acima da política”, ressaltou o Palácio.

Salmond revelou que manteve uma audiência com Elizabeth II há duas semanas no castelo de Balmoral, na Escócia, apesar de não comentar detalhes dessa conversa.

Perante as informações na imprensa britânica que apontavam neste fim de semana uma crescente preocupação no Palácio de Buckingham pela evolução das enquetes com relação ao referendo, que nos últimos dias deram pela primeira vez uma ligeira vantagem aos partidários da independência, o porta-voz assegurou que a rainha não tem intenção de influenciar na campanha.

“Qualquer sugestão que a rainha quereria ter influência no resultado da campanha do referendo é categoricamente falsa. Vossa Majestade mantém simplesmente o ponto de vista que se trata de um assunto que incumbe aos escoceses”, ressaltou o porta-voz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.