Palestinos dizem que sem libertação de presos negociação será interrompida

  • Por Agencia EFE
  • 18/03/2014 15h03

Jerusalém, 18 mar (EFE).- As negociações de paz com Israel podem ser interrompidas se não ocorrer uma quarta e última rodada de libertação de presos palestinos, advertiu nesta terça-feira o ministro para Assuntos de Prisioneiros da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Issa Qaraque.

Em declarações à Agência Efe, o responsável lembrou que “existe um acordo entre a ANP e Israel pelo qual os presos deveriam ser libertados neste mês”.

“No entanto, as autoridades palestinas temem que Israel mude o pacto ou não o cumpra. Mesmo assim, esperamos eles em 29 de março”, disse.

Caso não ocorra a libertação dos últimos 26 presos de um total de 104 definidos em julho do ano passado, “as negociações se deteriam e a Palestina recorreria aos organismos internacionais”, afirmou.

O requisito de abandonar a via do reconhecimento da Palestina por meio dos organismos internacionais é uma das condições exigidas por Israel para negociar, assim como a ANP reivindica a libertação dos cidadãos detidos em prisões israelenses antes da assinatura dos Acordos de Oslo (1993).

O ministro da Economia israelense, Naftali Bennet, colocou em dúvida hoje a implementação de novas rodadas de libertação de presos palestinos por parte de Israel enquanto continuar paralisado o processo de paz entre ambos os lados.

Os israelenses consideram os presos palestinos terroristas que ameaçam a segurança do país, enquanto para os palestinos sua libertação é uma questão fundamental para o avanço das negociações junto com a dos refugiados, o status de Jerusalém e os assentamentos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.