Palestinos estudam proposta egípcia de novo cessar-fogo de 72 horas
Cairo, 10 ago (EFE).- A delegação de facções palestinas presente no Cairo está examinando uma proposta do mediador egípcio para decretar um novo cessar-fogo de 72 horas a partir de segunda-feira de manhã, informou à Agência Efe um responsável palestino que participa das conversas.
A delegação mantém uma reunião urgente para debater esta proposta, após a qual comunicará ao Egito sua posição.
Ao mesmo tempo, o negociador, que pediu o anonimato, negou que já tenha sido adotada uma decisão, pois as deliberações continuam no seio da delegação.
Por seu lado, o dirigente do movimento palestino Fatah Azzam al Ahmad, chefe da equipe negociadora, advertiu neste domingo em entrevista à imprensa que rejeitarão qualquer tentativa por parte de Israel de impor condições prévias para retomar as negociações.
Além disso, Ahmad reiterou que a delegação palestina mantém sua disposição a prosseguir as negociações indiretas com Israel para conseguir uma trégua permanente que leve a um cessar-fogo, a chegada de ajuda humanitária e a reconstrução de Gaza.
Ahmed destacou que a parte palestina está “decidida a responder aos contatos e esforços egípcios para impedir o desabe das conversas devido à intransigência israelense”.
Nesse sentido, Ahmed assegurou que a delegação palestina determinará sua posição com relação aos esforços egípcios durante as próximas horas.
Durante a madrugada, o próprio Ahmed tinha anunciado que a delegação palestina se retirará das conversas para realizar consultas com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, se os israelenses não voltarem hoje à mesa de negociação. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.