Palestinos, israelenses e americanos se reúnem para destravar processo de paz

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 12h04
  • BlueSky

Ramala (Cisjordânia), 1 abr (EFE).- Representantes palestinos, israelenses e americanos iniciaram na tarde desta terça-feira em Jerusalém uma reunião para tentar destravar o enfraquecido processo de paz impulsionado por Washington, informaram à Agência Efe fontes oficiais palestinas.

Responsáveis do Departamento de Negociações da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) explicaram que a delegação palestina é integrada pelo chefe negociador, Saeb Erekat, e o general responsável pela inteligência palestina, Majid Farraj.

O secretário de Estado americano, John Kerry, encontra-se desde ontem à noite na região para atuar como mediador e fazer com que ambos os lados estendam o processo negociador iniciado em julho do ano passado, e que tem prazo para terminar em 29 de abril.

Os palestinos exigem que Israel cumpra com o compromisso assumido antes do início do diálogo e liberte a última leva de 26 prisioneiros que cumprem pena impostas antes da assinatura dos acordos de Oslo (1993).

Os palestinos pedem ainda a paralisação da construção e da ampliação das colônias nos territórios ocupados, e um aumento do número de prisioneiros libertados, entre eles alguns de grande significado político.

Por seu lado, o Executivo israelense reiterou sua condição de que os palestinos reconheçam Israel como estado judeu.

Além disso, a imprensa local divulgou hoje que Washington se comprometeria a libertar Johathan Pollard, um judeu americano de nacionalidade israelense condenado nos anos 80 por espionar a favor de Israel, como medida para diminuir as reservas israelenses.

Em troca, o governo de Netanyahu poderia aceita libertar mais presos palestinos, entre eles o dirigente do Fatah Marwan Barghouti. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.