Pane gera caos entre passageiros de companhia aérea britânica
O mico do feriado (spring bank holiday, ou feriado bancário da primavera) na Inglaterra, que aliás coincide com a semana de férias escolares no Reino Unido, está sendo proporcionado pela companhia área British Airways, ou BA como dizem os ingleses.
A empresa vive hoje seu terceiro dia consecutivo de atrasos e cancelamentos de voo em escala global causados por uma pane no setor de TI.
O problema começou no sábado e já gerou dezenas de cancelamentos e atrasos ao redor do mundo, principalmente aqui na Inglaterra, é claro.
O principal hub internacional da BA, o Terminal 5 do aeroporto de Heathrow ficou inundado de passageiros que não conseguiram embarcar para os seus destinos.
Em determinado momento, a segurança do terminal começou a bloquear a entrada de pessoas no saguão de embarque, só liberando quem tinha voo dentro de uma hora e meia.
O site da companhia ficou fora do ar e os terminais de check-in também não funcionaram corretamente nas últimas horas. Houve problemas também no sistema de bagagens e há relatos de voos que partiram sem as malas dos passageiros.
Os voos da empresa para o Brasil também foram afetados, no sábado os voos entre os aeroportos de Heathrow e Galeão foram cancelados, nos dois sentidos, e hoje o voo com destino a Guarulhos deixou Londres com atraso de uma hora e meia.
A explicação da British Airways ainda não convenceu ninguém por aqui. A empresa diz que os problemas foram causados por uma pane no sistema de fornecimento de energia em um de seus servidores. A empresa nega que hackers tenham criado o problema que, segundo os especialistas britânicos vai custar dezenas de milhões de libras para os cofres da empresa.
As leis da União Europeia, que a British Airways está sob jurisdição, preveem que uma companhia área deve pagar até 600 euros de indenização por passageiro em voos de longa duração, como por exemplo entre o Rio e Londres em caso de atrasos de mais de quatro horas, além de oferecer alimentação, acesso a comunicação e hospedagem.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.