Papa afirma que não estava previsto se encontrar com dissidentes cubanos

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 21h38

A bordo do avião papal, 22 set (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta terça-feira que durante sua estadia em Cuba não tinha previsto se encontrar com “ninguém”, ao ser questionado por que não se reuniu com representantes da dissidência cubana.

O pontífice acrescentou a bordo do avião papal que não soube de detenções de dissidentes que queriam se encontrar com ele durante a visita à ilha, que terminou hoje na cidade de Santiago.

“O que quero dizer é que não sei (sobre detidos)”, revelou o papa durante a viagem de Cuba aos Estados Unidos, onde cumprirá a segunda parte de sua 10ª viagem internacional.

Papa Francisco também afirmou que não sabe se cumprimentou ou não algum dissidente em meio às multidões de seus atos públicos. Segundo ele, “nenhum foi identificado”.

“Na nunciatura ficou bem claro que eu não não me encontraria com ninguém, porque foi pedido”, admitiu o papa Francisco, que inclusive revelou a mesma solicitação foi feita por “um chefe de Estado”, cuja identidade não foi revelada.

Perguntado sobre se estaria disposto a se reunir com dissidentes cubanos, o papa respondeu positivamente.

“Gosto de me encontrar com todas as pessoas, considero que todos são filhos de Deus e têm direito. Uma conversa com outra pessoa sempre enriquece”, disse o papa Francisco.

A falta de uma reunião com representantes da oposição política ao regime castrista foi um assunto sobre o qual o Vaticano foi questionado durante a visita do papa a Cuba, mas a Santa Sé insistiu que não previa organizar um encontro formal.

O Vaticano disse que houve contatos por telefone com a dissidência para estudar a possibilidade de alguns representantes cumprimentarem o pontífice, o que não ocorreu.

Pelo menos dois representantes da dissidência cubana foram detidos quando, conforme disseram, se dirigiam para ver o papa após serem convidados para se encontrar com o pontífice. O Vaticano confirmou que a nunciatura em Havana manteve conversas por telefone sobre esse assunto. EFE

jam/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.