Papa alerta para risco de só “falar de futebol e esquecer outros esportes”
Cidade do Vaticano, 7 mai (EFE).- Em discurso ao receber atletas de diferentes modalidades e dirigentes da Lazio nesta quinta-feira, o papa Francisco lamentou que muito seja falado sobre futebol e os outros esportes sejam esquecidos.
“Na Itália, assim como em meu país, a Argentina, há o risco de falar sempre sobre futebol e esquecer os outros esportes”, disse ao receber integrantes do clube, que não contou com a presença do time de futebol.
Para o pontífice, apesar de ser um grande torcedor de futebol (do San Lorenzo), “todas as modalidades esportivas têm seu valor, não só físico, mas também social e moral, já que fazem as pessoas, principalmente os jovens, crescerem em equilíbrio, com autocontrole e sacrifício e lealdade em relação aos demais”.
O papa Francisco avaliou o trabalho da Lazio em promover desde sua fundação, em 1900, a difusão dos “valores do esporte em todos os níveis e categorias sociais”.
“É um mérito da Lazio ter dado a mesma dignidade para todos os esportes”, comentou.
O pontífice também pediu para que seja conciliada a atividade da competição com a “dimensão religiosa”, ao dizer que, às vezes, meninos e meninas faltam a catequese por causa de treinos ou partidas.
“Isto não é um bom sinal porque quer dizer que a escala dos valores foi perdida”, lamentou.
Para concluir, o papa exaltou os valores do “verdadeiro esporte”, que favorece “a construção de um mundo mais fraterno e solidário”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.