Papa defende prudência para uso da liberdade de expressão

  • Por Agencia EFE
  • 19/01/2015 18h50
  • BlueSky

A bordo do avião papal, 19 jan (EFE).- O papa Francisco defendeu nesta segunda-feira que é preciso ser prudente com a liberdade de expressão ao ser questionado sobre a recente afirmação de que responderia com “um murro” quem ofendesse sua mãe.

Em entrevista concedida no voo entre Manila, capital das Filipinas, e Roma, Francisco fez referência ao atentado contra a sede do semanário francês “Charlie Hebdo” quando perguntado se foi mal-interpretado pela imprensa.

“Eu não posso insultar, provocar uma pessoa continuamente porque corro o perigo de que ela se irrite. Corro o risco de receber uma resposta injusta. É algo humano”, afirmou.

“A liberdade de expressão tem que levar em conta a realidade humana e tem que ser prudente”, completou.

Na última quinta-feira, o papa defendeu que as religiões não podem ser objetos de ofensas ou piadas porque esse tipo de atitude pode gerar reações. E citou como exemplo que, se alguém insultasse sua mãe, poderia levar “um murro”.

“Em teoria, podemos dizer que não se deve ter uma reação violenta frente a uma ofensa o provocação. Em teoria, podemos dizer que contamos com a liberdade de expressão e isso é importante. Na teoria estamos todos de acordo, mas na prática somos humanos e deve existir a prudência”, explicou.

“A prudência deve regular nossas relações”, resumiu Francisco. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.