Papa diz que eliminar as diferenças entre os sexos “é um passo para trás”

  • Por EFE
  • 15/04/2015 09h31
EFE papa francisco

O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira, ao se referir à chamada “ideologia do gênero”, que a eliminação de diferenças entre sexos que esta propõe “é um passo para trás”, durante sua catequese em ocasião da audiência geral na Praça de São Pedro.

Francisco, que dedicou hoje sua reflexão à ideia católica da criação do homem e da mulher, afrontou a “teoria de gênero” e o aumento das crises matrimoniais.

“Me pergunto, por exemplo, se a chamada teoria de gênero não será expressão de uma frustração ou de uma resignação que leva a eliminar a diferença sexual porque não sabe enfrentá-la”, argumentou.

Para Francisco, trata-se “de um passo para trás”, já que “eliminar a diferença (de sexo) é o problema e não a solução”.

O papa defendeu que “a diferença entre eles (homem e mulher) não é para competir ou para dominar, mas para que se dê essa reciprocidade necessária para a comunhão e para a geração, a imagem e semelhança de Deus”.

“Esta complementaridade está baseada a união matrimonial e familiar para toda a vida, sustentada pela graça de Deus”, acrescentou.

Francisco também fez referência à crise dos casamentos e pediu que o casal “fale mais, se escute mais e se conheça, mas se trate com respeito e coopere com amizade”.

Além disso, “para superar as dificuldades desta união”, o papa indicou dois pontos: “fazer mais a favor da mulher” e “voltar a redescobrir a beleza do projeto criador de Deus”

“Temos que fazer muito mais a favor da mulher. Não só para que seja mais reconhecida, mas para que sua voz tenha um peso real, uma autoridade efetiva na sociedade e na Igreja”, apontou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.