Papa diz que não há futuro sem leis a favor das famílias

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 01h39

Filadélfia (EUA), 26 set (EFE).- O papa Francisco pediu neste sábado que haja leis que criem “as condições mínimas e necessárias para que as famílias, especialmente as que estão começando, possam se desenvolver”.

“Sem essas condições não podemos pensar em uma sociedade com futuro”, declarou o pontífice em discurso na Festa das Famílias para dezenas de milhares de pessoas reunidas no Independence National Historical Park da Filadélfia.

O papa optou por não ler o discurso que tinha preparado, embora o texto tenha sido publicado pelo Vaticano, e decidiu improvisar para o auditório que o escutava.

“Não podemos pensar em uma sociedade saudável que não dê espaço concreto à vida familiar”, acrescentou no texto Francisco, que discursou no final de um evento musical apresentado pelo ator Mark Wahlberg e que contou, entre outros, com o show dos cantores Aretha Franklin e Andrea Bocelli.

“Quantos problemas se reverteriam se nossas sociedades protegessem e assegurassem que o espaço familiar, sobretudo o dos jovens esposos, encontrasse a possibilidade de ter um trabalho digno, um teto seguro, um serviço de saúde que acompanhe a gestação familiar em todos os períodos da vida”, acrescentou.

Francisco se referiu a “tantas famílias que não possuem um teto sobre o qual se abrigar ou vivem em situações de aglomeração. Que não possuem o mínimo para poder construir vínculos de intimidade, de segurança, de proteção frente a tanto tipo de inclemências”.

“Penso em tantas famílias que não podem ter acesso aos serviços sanitários mínimos. Que, frente a problemas de saúde, especialmente dos filhos ou dos idosos, dependem de um sistema que não consegue levá-los com seriedade”.

Essas situações submetem as famílias a “grandes sacrifícios para poder responder a seus problemas de saúde”.

O papa, em suas palavras improvisadas, fez um elogio à família: “Uma sociedade cresce forte, cresce boa, cresce formosa, cresce verdadeira se se edifica sobre a base da família”, disse.

Acrescentou que é preciso ter atenção especial às crianças e aos avós: “As crianças e os jovens são o futuro, são a força, o que seguem em frente, aqueles nos quais pomos esperança, os avós são a memória da família, são os que nos deram a fé, nos transmitiram a fé”.

“Um povo que não sabe cuidar de suas crianças e um povo que não sabe cuidar dos avós, é um povo sem futuro porque não tem a força nem a memória para seguir em frente”, disse Francisco.

O ato ao ar livre fechou o programa do pontífice em seu primeiro dia na Filadélfia, que abandonará no domingo no final de uma viagem que o terá levado durante nove dias primeiro a Cuba e posteriormente aos Estados Unidos. EFE

jam/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.