“Papa é argentino, Deus talvez brasileiro, mas Equador é Paraíso” diz Correa

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2014 18h44

Barcelona, 23 abr (EFE).- “Os argentinos se vangloriam de que o papa é argentino, no Brasil garantem que Deus é brasileiro, ok, o papa é argentino e pode ser que Deus seja brasileiro, mas o Equador é o Paraíso, onde todos são bem-vindos”, brincou o presidente do Equador, Rafael Correa, nesta quarta-feira, ao tomar posse como doutor honoris causa pela Universidade de Barcelona.

O comentário provocou aplausos e gargalhadas dos mais de 200 presentes à cerimônia, na qual o presidente os encorajou a visitar seu país, e destacou que 20% de seu território está protegido.

Correa explicou que a nova Constituição é a primeira do mundo que reconhece direitos à Natureza e que o Equador é um dos países com maior diversidade, já que “possui o maior número de espécies do planeta em um território de apenas 256 mil quilômetros quadrados”, onde coexistem “todos os climas e microclimas”.

“No Equador podemos tomar café na praia, almoçar em uma geleira, jantar em plena floresta amazônica, e no dia seguinte ir às ilhas Galápagos, que é uma das sete maravilhas do mundo”, disse.

O presidente equatoriano provocou sorrisos entre os presentes quando afirmou que não o mundo acadêmico, de onde veio (ele era professor universitário), e o mundo político, onde está imerso agora.

“As diferenças entre a vida acadêmica e a vida política são abissais, enquanto na primeira é um pecado não dizer a verdade, na segunda é praticamente um pecado dizê-la”, arrancando aplausos.EFE

fjn/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.