Papa encerra hoje sua viagem à Turquia
O papa Francisco termina hoje sua viagem à Turquia com um programa de marcado caráter ecumênico e de aproximação com outras religiões em um país onde a presença do cristianismo é quase inapreciável.
No dia seguinte de sua oração na Mesquita Azul, o pontífice mantém este domingo sua primeira reunião com outra das religiões “do livro”, o Judaísmo, pois encontra em Istambul com o Grande Rabino da Turquia, Isak Haleva.
A reunião acontece a partir das 9h (horário local, 5h de Brasília) na representação pontifícia na cidade do Bósforo, onde o papa pernoitou.
Só meia hora mais tarde o papa voltará a se reunir com o máximo representante dos ortodoxos, o patriarca ecumênico Bartolomeu I, com quem no sábado concordou na vontade de caminhar rumo à unidade com os católicos e superar a cisma que os separou no ano de 1054.
Na sede do patriarcado, a Catedral de São Jorge, o papa deve se reunir com Bartolomeu I em cerimônia da “divina liturgia”, onde o pontífice argentino será o convidado na celebração da festividade de Santo André.
Será a ocasião de poder escutar de novo o papa Francisco em seu último discurso na Turquia, após o que haverá uma bênção ecumênica e com Bartolomeu I assinará uma “declaração conjunta”.
O último dia do papa neste país quase absolutamente muçulmano (mais de 99% da população) concluirá com uma saudação aos alunos do Oratório Salesiano no jardim da representação pontifícia.
O papa deve depois deixar Istambul, de cujo aeroporto partirá às 17h (13h de Brasília).
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.