Papa encontra refugiados de Síria e Iraque antes de deixar Istambul

  • Por Agencia EFE
  • 30/11/2014 14h49

Istambul, 30 nov (EFE). – O papa Francisco se reuniu neste domingo em Istambul, na Turquia, com jovens refugiados vindos de diversos países, entre eles Iraque e Síria, perante os quais fez um pedido para que os políticos atendam a aspiração de suas populações à paz.

“Faço um apelo aos líderes políticos para terem em conta que a grande maioria das suas populações aspira pela paz, embora às vezes já não tenha força nem voz para pedir”, disse o pontífice.

No encontro, de cerca de meia hora, participaram cerca de 100 jovens refugiados cristãos e muçulmanos com idades entre dez e 15 anos acolhidos pelo Oratório Salesiano. Eles fazem parte de um grupo de 600 refugiados amparados pelos centros salesianos. A reunião estava prevista para acontecer no jardim da representação pontifícia em Istambul, mas por conta da chuva foi transferida para dentro da Catedral do Espírito Santo.

Perante os participantes, Francisco disse que gostaria de ter encontrado com outros refugiados, mas que “não pôde ser de outra forma”. Ele manifestou seu consolo pelo “triste resultado de conflitos exacerbados e da guerra, que é sempre um mal e nunca constitui a solução dos problemas, e, pelo contrário, cria outros”.

“As condições degradantes, em que muitos refugiados têm de viver, são intoleráveis! Por isso, é preciso fazer todo o esforço para remover as causas desta realidade. Faço um apelo para uma maior convergência internacional para resolver conflitos que sangram as terras de origem desses jovens, para resistir as outras causas que obrigam às pessoas a abandonar sua pátria”, declarou o pontífice.

O pontífice garantiu que as ajudas das organizações sociais e de caridade da Igreja continuarão.

Ao término do ato, o papa visitou o patriarca armênio de Constantinopla, Mesrop Mutafian, que estava gravemente doente e internado em um hospital de Istambul. Este foi o último ato de Francisco na Turquia, antes de voltar para Roma. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.