Papa Francisco se aproxima da Palestina e tem atuação política; especialistas elogiam

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2015 15h01

Papa Francisco visita a cidade de Belém em visita a Israel e surpreende tocando o muro que separa o país da Cisjordânia EPA/ANSA / OSSERVATORE ROMANO Papa Francisco ora sob muro que separa o Israel da Cisjordânia

Especialistas veem com bons olhos aproximação do Papa Francisco com a Palestina como tentativa de retomada das negociações de paz.

Neste domingo, o pontífice canonizou as duas primeiras santas da região da época moderna. O gesto ocorreu na mesma semana que o Vaticano reconheceu a existência do Estado Palestino, o que provocou críticas do governo de Israel.

No fim da cerimônia, Francisco fez um apelo por um convívio fraterno entre os povos do Oriente Médio.

A professora de Relações Internacionais da Unifesp, Cristina Pecequilo, diz que o gesto de Francisco alerta o mundo para a crise na região. Para a docente, a medida pode fazer com que outros países reconheçam o Estado Palestino e pressionem pela retomada das negociações.

Professor de Teologia da PUC de São Paulo destaca que o pontífice tem realizado gestos concretos a favor da humanidade. Fernando Altemeyer explica ao repórter Anderson Costa que o pontífice deve mostrar cada vez mais o lado político do papado.

(Ouça detalhes e exemplos no áudio acima)

Neste domingo, a polícia de Israel entrou em choque com palestinos durante ato em Jerusalém, que reuniu 30 mil pessoas. Os israelenses nacionalistas celebravam captura de Jerusalém Oriental; ao menos seis palestinos foram detidos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.