Papa Francisco viajará para Cuba em setembro antes de visita aos EUA
Cidade do Vaticano, 22 abr (EFE).- O papa Francisco visitará Cuba durante sua próxima viagem aos Estados Unidos, prevista para o final de setembro, confirmou nesta quarta-feira o porta-voz vaticano, Federico Lombardi.
Em uma breve declaração, Lombardi explicou que a visita é fruto de um convite das autoridades civis e dos bispos cubanos e será a primeira etapa da viagem que levará o pontífice aos Estados Unidos e concretamente a Washington, Nova York e Filadélfia.
Há poucos dias, o escritório de imprensa do Vaticano não havia confirmado definitivamente esta visita e explicava que “ainda era muito cedo para falar sobre uma decisão”.
A visita a Cuba do papa Francisco estava sendo avaliada, sobretudo, após o trabalho da diplomacia Vaticana na histórica aproximação entre as autoridades cubanas e Estados Unidos.
Como tinha sido previsto, a visita a Cuba será antes da chegada aos Estados Unidos, onde o papa Francisco deve se reunir na Casa Branca com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 23 de setembro, e pronunciar um discurso perante a Assembleia das Nações Unidas em Nova York.
Uma viagem que terminará na Filadélfia para participar do Encontro Mundial das Famílias, que é organizado pela Igreja Católica.
Desde hoje até 28 de abril também estará na ilha caribenha outro colaborador próximo ao papa, o prefeito da Congregação para o Clero, o cardeal italiano Beniamino Stella, que foi núncio na ilha de 1993 a 1999.
O secretário de Estado, que cobre as funções de um primeiro-ministro do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, participou da passada VII Cúpula das Américas, no Panamá, que contou com a participação do presidente cubano, Raúl Castro, e Obama.
Cuba e a Santa Sé também celebram em 2015 os 80 anos do início de suas relações diplomáticas.
O papa Bento XVI viajou para Cuba em março de 2012, enquanto 14 anos antes a visita foi feita por João Paulo II. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.