Papa institui Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2015 08h58

Cidade do Vaticano, 10 ago (EFE).- O papa Francisco decidiu instituir na Igreja Católica a “Jornada Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”, que será realizada a partir deste ano todos os dias 1º de setembro, como já faz a Igreja Ortodoxa, informou a Santa Sé nesta segunda-feira em comunicado.

O papa Francisco transmitiu sua decisão em carta enviada ao presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, e ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, cardeal Kurt Koch.

Na carta, papa Francisco explicou que a iniciativa responde a sua preocupação, compartilhada com o patriarca Ecumênico Bartolomeu I, pelo futuro da criação e ressaltou que celebrar esta jornada no mesmo dia da Igreja Ortodoxa é um sinal que testemunha a “crescente comunhão com os irmãos ortodoxos”.

“Vivemos em um tempo em que todos nós cristãos enfrentamos idênticos e importantes desafios, aos quais devemos dar respostas comuns se queremos ser mais críveis e eficazes”, afirmou o pontífice.

Papa Francisco disse que este dia “oferecerá a cada crente e às comunidades uma valiosa oportunidade de renovar a adesão pessoal à própria vocação de proteção da criação, elevando a Deus uma ação de agradecimento pela maravilhosa obra que Ele confiou ao nosso cuidado”.

Este dia, além disso, será a ocasião para invocar a ajuda de Deus “para a proteção da criação e sua misericórdia pelos pecados cometidos contra o mundo em que vivemos”, acrescentou.

Finalmente, o papa reconheceu que os cristãos querem oferecer seu “contribuição para superar a crise ecológica que a humanidade vive” e sustentou que “estão chamados a uma conversão ecológica, que implica deixar brotar todas as consequências de seu encontro com Jesus Cristo nas relações com o mundo que os rodeia”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.