Papa nomeia Jan Kot novo bispo da Diocese de Zé Doca, no Maranhão

  • Por Agencia EFE
  • 23/07/2014 12h34

Cidade do Vaticano, 23 jul (EFE).- O papa Francisco anunciou nesta quarta-feira padre Jan Kot como novo bispo da Diocese de Zé Doca, município do interior do Maranhão, substituindo dom Carlo Ellena, que renunciou o cargo por conta da idade avançada, informou a Santa Sé.

O novo bispo de Zé Doca era responsável pela paróquia do Sagrado Coração de Maria, em Campo Alegre do Fidalgo, no Piauí.

Kot nasceu em 10 de maio de 1962 na cidade de Maków Podhalanski, na Cracóvia, Polônia. Lá, estudou Engenharia Civil, História da Igreja, Teologia e Filosofia. Fez seus votos religiosos em 8 de setembro de 1968 na Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada, e foi ordenado sacerdote em 20 de junho de 1992.

Sua relação com o Brasil começou em 1994, quando viajou para um trabalho missionário. Atuou na paróquia São José, em Cabo de Santo Agostinho (PE); na de Nossa Senhora Aparecida e São João Batista, em Vitória de Santo Antão (PE), e na de Nossa Senhora de Fátima, em Capitão Gervásio Oliveira (PI).

Em fevereiro deste ano, foi enviado para a Casa de Formação dos Oblatos em Sumaré (SP), e atualmente, padre Jan Kot é conselheiro da Província Oblata do Brasil, criada em 2003. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.