Papa pede aos novos cardeais “um forte sentido da Justiça”

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2015 09h32

Cidade do Vaticano, 14 fev (EFE).- O papa Francisco disse neste sábado aos novos cardeais da Igreja Católica, nomeados hoje por ele, que eles devem ter um “forte sentido da Justiça”, e pediu que pratiquem a caridade e a “amar sem limites com fidelidade às situações particulares”.

O pontífice disse que quem assume essa distinção deve ter “um forte sentido da Justiça, de modo que não aceite nenhuma injustiça”, pouco antes de criar os 15 novos cardeais eleitores e cinco não eleitores em cerimônia no Vaticano.

O papa argentino disse antes de colocar o capelo cardinalício e dar a eles o anel que os distingue como “príncipes da Igreja” que a “caridade” tem que ser a pauta de seu trabalho.

Francisco destacou que caridade significa ser magnânimo e benevolente: “a magnanimidade é, em certo sentido, sinônimo de catolicidade, é saber amar sem limites, mas ao mesmo tempo com fidelidade às situações particulares e com gestos concretos”.

O papa pediu que “queiram o bem, sempre e para todos, inclusive para os que não nos amam”.

Ele advertiu que os cardeais não estão imunes à tentação da inveja e do orgulho e para vencê-la reiterou sua apelação à caridade.

O papa afirmou que o cardinalato é “uma dignidade, mas não uma distinção honorífica” e lembrou aos cardeais que “a Igreja que está em Roma” tem um papel exemplar e seu fim é a caridade, mas também tem esse objetivo “toda Igreja particular, em seu âmbito”.

Ele alertou os cardeais em sua homilia contra o perigo de “enfurecer ” e ponderou que, “embora seja possível entender uma irritação momentânea que passa rápido, não o rancor”.

Por último, o pontífice lembrou aos novos purpurados que devem ser “incardinados e dóceis”; “incardinados na Igreja que preside na caridade, dóceis ao Espírito Santo, que derrama em nossos corações o amor de Deus”.

Em seguida o papa Francisco criou um a um aos novos cardeais.

Este é o segundo consistório do pontífice argentino, que nomeia cardeais de países que nunca os tiveram. Só dois são italianos, embora a Itália continue sendo o país mais representado no Colégio cardinalício. Os novos cardeais são de Etiópia, Vietnã, Nova Zelândia, Mianmar, Tonga e Cabo Verde, entre outros. EFE

jam/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.