Papa pede para não se esquecer a dignidade das pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 04/05/2014 22h58

Cidade do Vaticano, 1 mai (EFE).- O papa Francisco voltou nesta quinta-feira a utilizar seu perfil na rede social Twitter para pedir a políticos e autoridades que não esqueçam “a dignidade das pessoas e do bem comum”, dois fatores que, segundo assinalou em diversas ocasiões o pontífice, se derivam essencialmente do emprego.

“Peço a que tem responsabilidade política de não se esquecer de duas coisas: a dignidade humana e o bem comum”, tuitou.

O pontífice argentino publicou tal comentário no Dia Internacional dos Trabalhadores e no qual a Igreja comemora o dia de São José Operário.

Francisco, durante suas homilias e alocuções públicas, se referiu em diversas ocasiões ao vínculo entre a dignidade das pessoas e o trabalho.

O dia 22 de setembro pronunciou um discurso improvisado em sua viagem pastoral a Cagliari (Sardenha, sul) no qual lembrou que “quando falta o trabalho, falta também a dignidade”.

“Perdoa-me por estas palavras duras, mas onde não há trabalho falta a dignidade (…) É difícil ter dignidade sem trabalhar e sem levar o pão para casa”, exclamou o pontífice.

Além disso, no dia 20 de março, o papa Francisco assegurou diante de um grupo de trabalhadores de uma indústria siderúrgica de Terni (centro) que o desemprego é a “consequência de um sistema econômico que já não é capaz de criar trabalho” porque, segundo sua opinião, orbita entorno de um ídolo que “se chama dinheiro”.

“Por esta razão os diferentes atores políticos, sociais e econômicos são chamados a favorecer uma mudança, baseado na justiça e na solidariedade. Esta palavra agora parece que soa mal porque este sistema pretende repeli-la”, continuou. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.