Papa pede que a comunidade internacional apoie o diálogo na Ucrânia
Cidade do Vaticano, 2 mar (EFE).- O papa Francisco pediu orações pela Ucrânia e convocou a comunidade internacional a fazer tudo o que esteja em suas mãos para “favorecer o diálogo das partes” que se enfrentam no país.
“A Ucrânia está vivendo uma situação delicada. Espero que todas as partes estejam atuando para superar incompreensões e construir juntos para o futuro da nação”, afirmou da janela do apartamento pontifício.
“Peço à comunidade internacional que apoie cada iniciativa de diálogo e concórdia”, concluiu.
Não é a primeira vez que o papa se refere à situação na Ucrânia, onde os protestos contra o governo de Viktor Yanukovich explodiram no final de novembro passado e provocaram a fuga do presidente.
Durante a Oração do Ângelus do dia 26 de janeiro, Francisco reconheceu que se sentia “próximo da Ucrânia”, em particular “dos que perderam a vida nos últimos dias”, e também defendeu um diálogo construtivo que acabe com a crise atual.
Do mesmo modo, durante a audiência geral que realiza toda quarta-feira na praça de São Pedro do Vaticano, no último dia 19 de fevereiro, o bispo de Roma voltou a expressar sua preocupação pela situação na Ucrânia.
Também durante a abertura da segunda jornada do Consistório sobre a Família Francisco rezou pelo país do Leste Europeu e enviou saudações aos cardeais ucranianos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.