Papa pede que autoridades enfrentem tensões entre imigrantes e residentes

  • Por Agencia EFE
  • 16/11/2014 11h58

Cidade do Vaticano, 16 nov (EFE).- O papa Francisco lembrou neste domingo das tensões ocorridas na última semana em um bairro de Roma entre os moradores locais e imigrantes que vivem em um centro de amparo, e pediu às autoridades para enfrentar urgentemente o problema para que ele não seja ampliado.

“São fatos que ocorrem em várias cidades europeias, especialmente na periferia onde existem outros problemas”, disse o pontífice após realizar a oração do Angelus, ao se referir aos conflitos ocorridos no bairro romano de Tor Sapienza.

“Convido as instituições, de todos os níveis, a assumirem como prioridade aquela que constitui uma emergência social e que, se não for enfrentada rapidamente e em modo adequado, arrisca se degenerar cada vez mais”, afirmou o Papa.

Além disso, Francisco pediu que a comunidade cristã mostre empenho para que não ocorram enfrentamentos, mas sim encontro entre os dois grupos.

Para o papa, o importante é não ceder à tentação do conflito e rejeitar a violência. Francisco pediu também que o diálogo seja encorajado para que construir uma convivência cada vez mais segura e pacífica entre os cidadãos locais e os imigrantes.

Durante a última semana, o bairro de Tor Sapienza, no leste da capital italiana, viveu várias tensões. Os moradores locais culpam os imigrantes – entre eles egípcios, bengalis, afegãos e malineses – de serem responsáveis pelo tráfico de drogas e pela insegurança.

Os protestos organizados na frente do centro de amparo, que abriga também a dezenas de menores, acabaram em violência. Na última quinta-feira, os moradores lançaram pedras e garrafas contra a fachada do local. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.