Papa pede que fiéis não encarem miséria e violência como normalidade

  • Por Agencia EFE
  • 05/03/2014 11h23

Cidade do Vaticano, 5 mar (EFE).- O papa Francisco pediu nesta quarta-feira que os fiéis reajam para não se acostumarem a conviver com os males da terra, como a miséria e a pobreza, durante a audiência geral na Praça de São Pedro.

Francisco lembrou em sua catequese que hoje, Quarta-Feira de Cinzas, começa a Quaresma, período que precede a Semana Santa, e pediu aos fiéis que durante este tempo “recuperem a capacidade de reagir perante a realidade do mal” e se convertam “em amor ao próximo”.

“Não se deve se acostumar com as situações de degradação e de miséria que encontramos pelas ruas de nossas cidades, de nossos países, nem com a violência contra os irmãos e irmãs que dormem pela rua e que não têm um teto para morar, ou contra os imigrantes que buscam dignidade”, acrescentou.

O papa explicou que o período de Quaresma pode servir para “a conversão” da qual todas as pessoas precisam “para mudar para melhor”, e acrescentou: “deixemos esse cansado e preguiçoso costume de aceitar com normalidade o mal que nos cerca”.

“São comportamentos não cristãos e cômodos, que narcotizam o coração. A Quaresma é um tempo para readquirir a capacidade de reagir perante a realidade do mal, para a renovação pessoal e comunitária que nos aproxima de Deus, para olhar com novos olhos para os irmãos e os necessitados. É um tempo propício para nos convertermos em amor ao próximo”, ressaltou.

O papa também lamentou que na sociedade “ninguém sinta a falta de Deus” e que “os pais não ensinem seus filhos a fazer o sinal da cruz”.

O papa Francisco irá até o bairro romano do Aventino na tarde de hoje para presidir a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, como é tradição.

Será realizada a tradicional procissão que sai da basílica de Santo Anselmo e vai até a de Santa Sabina, onde o papa imporá aos cardeais as cinzas e também as receberá. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.