Papa se reunirá com 700 familiares de vítimas da máfia italiana

  • Por Agencia EFE
  • 15/03/2014 09h43

Cidade do Vaticano, 15 mar (EFE).- O papa Francisco se reunirá na próxima sexta-feira com 700 familiares de vítimas da máfia italiana, informou neste sábado o escritório de imprensa vaticana através de um comunicado.

As vítimas representarão os 15 mil parentes de pessoas assassinadas, feridas ou extorquidas pelas diversas organizações criminosas da Itália.

O encontro está marcado para as 17h30 (local, 13h30) na igreja romana de São Gregorio VII e será promovido pela Fundação Libera, presidida pelo presbítero Luigi Ciotti, conhecido por seu ativismo social e sua oposição à máfia, pelo que foi reconhecido com a Ordem do Mérito da República Italiana.

O evento consistirá em uma vigília de oração de uma hora e meia de duração, aproximadamente, presidida pelo papa e precederá a “Jornada da Memória e do Compromisso com as vítimas inocentes da máfia”, convocada na cidade italiana de Latina para um dia depois.

“A disponibilidade do papa a acompanhar os familiares nestes momentos dolorosos, mas também de esperança, demonstram sua atenção e sensibilidade. Uma atenção para toda a humanidade frágil e ferida”, afirmou Ciotti.

Ainda segundo o presidente da Fundação Libera, a participação do pontífice no evento da próxima sexta demonstra seu interesse “pelo “tema da máfia, a corrupção e tantas formas de injustiça que negam a dignidade humana”.

Será o primeiro ato contra a máfia com a participação de Francisco, a poucos dias do primeiro aniversário do início de seu pontificado.

Na Itália, todo dia 21 de março, o primeiro dia da primavera no país, se lembra em todo o país às vítimas inocentes da máfia e todo ano, desde 1996, a manifestação principal ocorre em uma cidade diferente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.