Papa valoriza fim do “silêncio recíproco” entre Estados Unidos e Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 12/01/2015 10h09

Cidade do Vaticano, 12 jan (EFE).- O papa Francisco valorizou nesta segunda-feira o fim do “silêncio recíproco” entre Estados Unidos e Cuba, dois países citados pelo pontífice como exemplo que o diálogo “pode verdadeiramente edificar e construir pontes”.

Em discurso pronunciado na Sala Régia do Palácio Apostólico perante diplomatas, no qual o papa se referiu a diversos conflitos internacionais, mencionou “alguns frutos de paz” que demonstram que “a cultura do encontro é possível”.

“Um exemplo que aprecio particularmente de como o diálogo pode verdadeiramente edificar e construir pontes é a recente decisão dos EUA e Cuba de dar fim a um silêncio recíproco, que durou meio século, e de se aproximar pelo bem de seus cidadãos”, expressou.

Há um mês, o Vaticano participou da mediação entre os dois países, o que levou ao anúncio, em 18 de dezembro, do reatamento de suas relações.

Entre os encontros e diálogos que o papa Francisco mencionou com otimismo para 2015 estão as situações vividas por Colômbia e Venezuela.

O pontífice encorajou “os esforços realizados para conseguir uma paz estável na Colômbia” e “as iniciativas encaminhadas para restabelecer a harmonia na vida política e social da Venezuela”. EFE

mso/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.