Paquistão não executará condenados durante o Ramadã

  • Por Agencia EFE
  • 15/06/2015 11h03

Islamabad, 15 jun (EFE).- O governo do Paquistão decidiu suspender durante o mês do Ramadã, o período mais sagrado para os muçulmanos, as execuções de condenados à morte, pena que voltou a determinar em dezembro de 2014.

“O governo impôs uma moratória sobre a pena de morte durante o mês do Ramadã e todas as províncias foram informadas sobre a decisão”, explicou um porta-voz do Ministério do Interior que preferiu não se identificar.

De acordo com a fonte é comum suspender a execução dessas penas durante o Ramadã, período em que são exaltados os valores islâmicos e os muçulmanos praticam o jejum diário e à meditação religiosa, e que começa esta semana.

Um dos presos que está no corredor da morte e cujo caso gerou controvérsia no âmbito internacional é Shafqat Hussain, que foi condenado quando supostamente era menor de idade e cujo enforcamento foi cancelado quatro vezes.

Ele foi condenado à morte em 2004 por um tribunal antiterrorista pelo assassinato de uma criança de sete anos, um crime que de acordo com sua família e organizações de direitos humanos cometeu sendo menor de idade.

Hoje, a mãe de Hussain, Makhani Begum, disse à Efe que está feliz porque seu “filho viverá por mais um mês”, embora não tem esperança de que possa sair do corredor da morte.

O Paquistão executou 150 dos 8 mil réus que estão no corredor da morte desde que, em dezembro passado, retomou a aplicação da pena máxima em casos de terrorismo como resposta ao massacre cometido por um grupo talibã em uma escola na qual 148 pessoas morreram, entre elas 132 estudantes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.