Paquistão renomeará 107 colégios em homenagem a alunos mortos em Peshawar
Islamabad, 6 mar (EFE).- As autoridades do Paquistão decidiram renomear 107 colégios com os nomes de estudantes assassinados em uma escola pelos talibãs na cidade de Peshawar em dezembro do ano passado.
De acordo com o diretor do Departamento de Informação provincial, Shoaib Uddin, a medida foi tomada na quinta-feira pelo governo da província nordeste de Khyber Pakhtunkhwa, cuja capital é Peshawar.
Foi determinado que 63 colégios receberão o nome de alunos assassinados em dezembro, enquanto o restante das instituições de ensino rebatizadas se encontram repartidas por localidades da região.
Um grupo de talibãs atacou uma escola administrada por militares em Peshawar, onde mataram 132 estudantes e 12 professores após entrarem lançando granadas e atirando de sala em sala durante várias horas no dia 16 de dezembro.
Os pais dos alunos assassinados no atentado aprovaram a iniciativa de homenagear as crianças.
“Com as escolas com seus nomes, as crianças martirizadas serão lembradas para sempre. As próximas gerações saberão o sacrifício que nossas crianças fizeram pelo país”, disse ao jornal local “The Express Tribune” Tufail Khattak, pai de um dos estudantes mortos no ataque.
Após o ataque à escola, as forças de segurança paquistanesas intensificaram a operação Zarb-e-Azb, iniciada em junho de 2014 na região do Waziristão do Norte, e iniciaram uma nova ofensiva na província de Khyber-Pakhtunkhwa.
Mais de 2.000 supostos talibãs morreram em ambas as operações, nas quais pelo menos 226 militares perderam a vida e 823 ficaram feridos. Após o massacre de Peshawar, cerca de 20 pessoas foram executadas por terrorismo no Paquistão. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.