Para consultor, “trocar toda a diretoria” amenizaria humor do mercado quanto à Petrobras
Miguel Daoud, consultor financeiro e diretor-sócio da Global Financial Advisor, falou ao Jornal da Manhã da Jovem Pan nesta terça-feira sobre a situação financeira da Petrobras, cujos papéis fecharam em queda de 9% na segunda.
Além de justificar a forte depreciação pela queda do petróleo, a não divulgação do balanço anual da companhia e as denúncias de corrupção, Daoud avaliou que a solução para o momento difícil está em “trocar toda a diretoria da Petrobras por técnicos, por pessoas que não têm nada a ver com política”. Ele disse ainda que essa é uma decisão a qual “a presidente Dilma não deve postergar”.
“A realidade econômica da Petrobras, o financeiro, não muda na velocidade do humor do mercado”, constatou o analista. “E quem pode conter o humor do mercado pessimista é o Governo, que se valeu da Petrobras durante muito tempo para conter a inflação, cometeu esse absurdo, esse crime”,a cusou.
Daoud afirmou ainda que a Petrobras sofre com a “leniência do governo com o sistema econômico”.
“O mercado financeiro é como criança em quarto escuro: qualquer movimento, vê fantasma”, comparou o economista.
Daoud crê que uma ação enfática do governo “resolve”, “mexe com as expectativas”,”pelo menos para ajudar a parar a sangria na Petrobras com forte reflexo na economia brasileira”.
“O que dizem é que a presidente Dilma quer manter Graça Foster na Petrobras para se proteger de possíveis acusações que possam atingi-la”, especulou o consultor. “O Brasil é muito maior que tudo isso.”
Por fim, Daoud deu dicas para quem tem dinheiro investido na Petrobras. “Quem tem ação fica com a ação, pois vendê-las agora significaria um grande prejuízo; quem ainda pretende investir, espera”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.