Para diminuir tensões, premiê do Japão planeja visita à China em setembro

  • Por Agencia EFE
  • 11/07/2015 04h25
  • BlueSky

Tóquio, 11 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve visitar a China no início de setembro, o que representaria um novo passo para diminuir as tensões entre as duas principais potências asiáticas, anunciaram neste sábado fontes governamentais.

Abe planeja viajar à China “antes ou depois” da cerimônia marcada para ocorrer no dia 3 de setembro em Pequim, quando será lembrado o 70º aniversário da vitória na guerra popular chinesa contra o Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial, disseram as fontes à agência japonesa “Kyodo”.

Pequim convidou formalmente o primeiro-ministro do Japão para assistir à celebração, mas ainda não recebeu nenhuma resposta de Abe, anunciou o governo chinês ontem.

Apesar de seguir sem confirmar sua presença no evento de grande valor simbólico, Abe estaria disposto a aproveitar a ocasião para estreitar os laços entre ambos os países, deteriorados por suas divergentes interpretações de fatos históricos e por disputas territoriais.

Com o mesmo objetivo, o principal responsável do Conselho Nacional de Segurança do Japão, Shotaro Yachi, viajará à China no fim deste mês para se reunir com o conselheiro de estado chinês, Yang Jiechi, e preparar um eventual encontro bilateral.

No fim de abril, o presidente da China, Xi Jinping, se reuniu em Jacarca com Abe. Foi o segundo encontro em seis meses entre os líderes após dois anos de tensões diplomáticas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.