Para EUA, Iraque não aproveitou para fortalecer o país após saída de tropas

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2014 18h52

Washington, 13 jun (EFE).- O governo dos Estados Unidos considerou nesta sexta-feira que o Iraque não aproveitou a oportunidade dada após a retirada das tropas para fortalecer o país, enquanto avalia a ajuda que dará para frear o avanço dos radicais islâmicos.

Quando as tropas americanas saíram do Iraque “após anos de sacrifício”, os iraquianos “tiveram oportunidade”, mas “acho que ficou claro que não foram capazes de defender algumas cidades”, disse a porta-voz adjunta do Departamento de Estado, Marie Harf.

“Tínhamos ajudado às forças de segurança. Tínhamos ajudado ao exército. Ajudamos a organizar e construir sua capacidade e, com toda franqueza, não aproveitaram essa oportunidade”, lamentou Harf.

A porta-voz insistiu que, como disse o presidente Barack Obama, qualquer ajuda dos Estados Unidos tem que vir acompanhada de um compromisso político por parte dos líderes iraquianos.

“Eles têm que se comprometer a fazer algo para melhorar o clima em seu país”, avaliou.

Harf indicou que todas as opções estão na mesa, incluída a militar, e o presidente tomará uma decisão nos próximos dias perante o avanço do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), que tomou o controle de Mossul e outras regiões do norte do país.

“É o país deles. Demos uma oportunidade, através do sacrifício de nossas tropas, para construir um futuro melhor e agora têm que demonstrar que eles assim o querem”, acrescentou.

Obama disse hoje que as tropas americanas “não voltarão a combater no Iraque”, mas deixou a porta aberta para outras opções militares, entre elas a possibilidade de ataques aéreos seletivos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.