Para Índia, Brics entraram em novo ciclo e avançam para resultados concretos

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 18h04

Fortaleza, 15 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse nesta terça-feira durante a VI Cúpula dos Brics, que acontece hoje em Fortaleza, que o grupo entrou um novo ciclo com a criação de mecanismos financeiros concretos com os quais poderão avançar rumo a resultados mais sólidos.

“O Brics entrou em um segundo ciclo. O primeiro terminou hoje e agora podemos avançar rumo a resultados mais tangíveis”, afirmou Modi.

A reunião começou após a assinatura dos acordos para a criação do banco de desenvolvimento dos Brics, com um capital inicial de US$ 50 bilhões que financiará projetos de infraestrutura e de um fundo de contingências de US$ 100 bilhões para apoiar países com crise nos balanços de pagamentos.

O primeiro-ministro da Índia lembrou que o banco de desenvolvimento dos Brics se tornou realidade hoje após dois anos de discussões e que se trata de um instrumento concreto que pode beneficiar tanto os Brics como de outras nações em desenvolvimento.

“Desenvolvemos novos instrumentos que podem ser utilizados para salvaguardar a estabilidade econômica e que são uma boa iniciativa em tempos de grande volatilidade”, disse.

“Hoje alcançamos um nível no qual devemos ter mais ambição, mas temos de nos concentrar em outros mecanismos mais tangíveis e resultados mais concretos, para fazer com que os Brics tenha mais impacto”, defendeu Modi ao pedir que as cinco maiores economias do mundo avancem em outros acordos.

Esses acordos em diferentes áreas podem permitir uma maior cooperação não só entre os Brics, mas entre outros países em desenvolvimento, “a quem temos de oferecer esperanças”.

Para o presidente indiano a VI Cúpula dos Brics aconteceu em um momento crucial para o mundo, com turbulências econômicas e políticas em muitas regiões importantes, e isso obriga os países em desenvolvimento a se unirem para defender seus interesses.

“Temos que lutar por reformas urgentes de diferentes instituições em torno da governança mundial, como no Conselho de Segurança das Nações Unidas e em todas as instituições financeiras multilaterais”, afirmou.

E afirmou que os Brics precisam se esforçar para que a agenda de desenvolvimento do mundo a partir de 2015 se centre no combate à pobreza. “Temos os desafios de lutar contra a pobreza e fazer com que o crescimento possa se manter de forma mais sustentável”, acrescentou.

Modi defendeu que agora os Brics devem se concentrar em outras iniciativas conjuntas como a promoção de mecanismos que estimulem a inovação e a criação de um fórum de jovens cientistas.

Ele ainda propôs a abertura de escolas que ofereçam cursos de línguas dos países do Brics, a criação de cursos maciços na internet que possam oferecer educação de qualidade e mais acessível para todos e a instituição de uma universidade que possa ter campi nas diferentes nações do bloco.

“Temos que desenvolver mecanismos para compartilhar nossas experiências, inovações e tecnologia. Precisamos de caminhos para compartilhar experiências nas áreas de desenvolvimento e tecnologias limpas, e aproveitar tecnologias como comunicação satélite para oferecer saúde e educação para todos de forma mais acessível”, afirmou. EFE

cm/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.