Para reduzir fraudes, Detran pretende instalar câmeras em veículos para provas práticas

  • Por Jovem Pan
  • 18/08/2015 15h24
Na rua Pau Brasil, atrás do Shopping Villa Lobos, carros de auto-escola fazem teste de baliza. (São Paulo, SP, 18.01.2005. Foto de Daniel Kfouri/Folhapress) Daniel Kfouri/Folhapress auto escola

Na tentativa de reduzir as fraudes para a obtenção de carteiras de motorista, o Detran fará uso da tecnologia para a formação de novos condutores. Em entrevista a Jovem Pan, o diretor-presidente do Detran, Daniel Annenberg afirmou que o número já diminuiu inclusive em mudanças na prova teórica.

“Recentemente a prova teórica virou eletrônica, antes era manual e isso já diminuiu bastante as fraudes. Mas na parte prática, o que estamos licitando para colocar nos veículos são câmeras, para filmar toda a prova, e um sistema de telemetria, que permite acompanhar a prova, ver se o cidadão deu seta quando era para dar, se brecou quando era necessário e assim por diante”, explicou.

Segundo Annenberg, com a filmagem do teste prático é possível ter mais informações sobre a prova realizada, “e assim não fica apenas na palavra do examinador”.

Para o diretor-presidente do Detran/SP, o preço para se tirar a habilitação não deve aumentar devido à instalação das câmeras nos veículos, uma vez que os custos estão previstos dentro do orçamento da instituição. Questionado se os equipamentos serão instalados no carros da própria auto-escola ou em carros do Detran, Annenberg disse estarem “fazendo avaliações”.

“Tem vantagem e desvantagem. Sendo um carro da auto-escola isso barateia o custo para o detran. A desvantagem, a gente já falou para a auto-escola, é que eles precisam colocar veículos especificamente para isso e não para outras atividades. A vantagem de ter veículo próprio é que com isso teríamos muito mais controle do processo. De qualquer forma, vamos testar e avaliar isso em cima do teste que vamos fazer. Ainda não há uma definição se os veículos serão próprios ou de terceiros”, explicou.

As avaliações também seriam necessárias, segundo Annenberg, devido a mudanças de carros em que foram feitas as aulas e em que seria aplicada a prova prática.

*Ouça a entrevista completa acima

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.