Paraguai acolhe Conferência de Defesa Sul-Americana; 11 países participam

  • Por Agencia EFE
  • 19/08/2015 12h38

Assunção, 19 ago (EFE).- O Paraguai acolhe a partir dessa quarta-feira a Conferência de Defesa Sul-Americana (Southdec) na qual participarão delegações e observadores convidados de 11 países da região para debater as estratégias internacionais de cooperação para a defesa.

Trata-se da primeira vez que o Southdec se reúne no Paraguai, depois da realização, em agosto do ano passado, da Conferência em Santiago do Chile.

O evento pretende ser “um fórum de diálogo e troca de ideias para a cooperação em defesa como resposta aos desafios regionais”, segundo um comunicado das Forças Armadas paraguaias.

Assim, os participantes analisarão os desafios à segurança regional e avaliarão soluções conjuntas e cooperativas para “melhorar a estabilidade, proteger a população e garantir a paz”.

Também haverá conversas sobre o apoio dos diferentes países às missões de paz internacionais e o papel das Forças Armadas na assistência humanitária, nas operações de ajuda em desastres e na luta contra o narcotráfico.

Na conferência participarão comandantes e chefes militares das forças armadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Uruguai, além de representantes militares paraguaios.

Além disso, está prevista a presença do comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, o general John F. Kelly, que participará como representante americano.

Também estará presente o comandante das Forças Militares do Paraguai, o general Luis Conzaga Garcete Espínola, assim como representantes da Junta Interamericana de Defesa e do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.