Paraguai acolhe Conferência de Defesa Sul-Americana; 11 países participam
Assunção, 19 ago (EFE).- O Paraguai acolhe a partir dessa quarta-feira a Conferência de Defesa Sul-Americana (Southdec) na qual participarão delegações e observadores convidados de 11 países da região para debater as estratégias internacionais de cooperação para a defesa.
Trata-se da primeira vez que o Southdec se reúne no Paraguai, depois da realização, em agosto do ano passado, da Conferência em Santiago do Chile.
O evento pretende ser “um fórum de diálogo e troca de ideias para a cooperação em defesa como resposta aos desafios regionais”, segundo um comunicado das Forças Armadas paraguaias.
Assim, os participantes analisarão os desafios à segurança regional e avaliarão soluções conjuntas e cooperativas para “melhorar a estabilidade, proteger a população e garantir a paz”.
Também haverá conversas sobre o apoio dos diferentes países às missões de paz internacionais e o papel das Forças Armadas na assistência humanitária, nas operações de ajuda em desastres e na luta contra o narcotráfico.
Na conferência participarão comandantes e chefes militares das forças armadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Uruguai, além de representantes militares paraguaios.
Além disso, está prevista a presença do comandante do Comando Sul dos Estados Unidos, o general John F. Kelly, que participará como representante americano.
Também estará presente o comandante das Forças Militares do Paraguai, o general Luis Conzaga Garcete Espínola, assim como representantes da Junta Interamericana de Defesa e do Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.