Paraguai apoia papa, e pedirá Nobel da Paz para mulher paraguaia

  • Por Agencia EFE
  • 14/02/2014 20h02

Assunção, 14 fev (EFE).- O governo do Paraguai declarou nesta sexta-feira que começará os trâmites para propor como candidata ao Nobel da Paz à figura da mulher paraguaia, depois que o papa Francisco sugeriu um reconhecimento ao seu papel durante a Guerra da Tríplice Aliança (1865-1870), que dizimou à população masculina.

A iniciativa partiu da Ministra da Mulher, Ana María Baiardi, que disse que iniciou contatos com a Chancelaria paraguaia “para encaminhar o processo e colocar a iniciativa perante as instâncias internacionais competentes”, segundo um comunicado da presidência.

Ana María reconheceu desconhecer o procedimento para realizar essa indicação, embora tenha destacado que as declarações do papa garantam a possível postulação.

“Quer melhor promotor? Nada mais nada menos que o papa!”, destacou a ministra.

Ela se comprometeu a desenvolver a ideia depois que o papa ressaltou à mulher paraguaia em declarações divulgadas pela “Rádio Vaticano”.

“Eu queria que algum dia o Comitê do Prêmio Nobel outorgasse o Prêmio Nobel à mulher paraguaia, por ter salvado a cultura, a pátria, heróica, eu proponho!”.

O papa se referia à atuação das mulheres durante a guerra que o país enfrentou entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai.

Durante a disputa, o Paraguai perdeu cerca de metade da população, ficando uma relação de quatro mulheres para cada homem, conforme os cálculos mais aceitos pelos historiadores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.