Paraguai passa a usar drone para detectar cultivos de maconha
Assunção, 18 mar (EFE).- O Paraguai, principal produtor de maconha na América do Sul, começou a utilizar um drone para descobrir plantações da droga no país, muitas vezes escondidas em áreas de floresta.
Trata-se de um veículo aéreo não tripulado que alcança 800 metros de altura e que pode se afastar até 700 metros de distância. Seu primeiro voo foi na segunda-feira em Curuguaty, cidade localizada no departamento de Canindeyú, na fronteira com o estado do Paraná e um dos principais polos de produção e trânsito de maconha.
De acordo com o promotor Christian Roig, agora será possível localizar com mais eficiência os cultivos de maconha em áreas de difícil acesso.
O Paraguai é o segundo maior produtor de maconha da América, atrás apenas do México, de acordo com as autoridades antidrogas paraguaias e brasileiras.
Segundo dados oficiais, o narcotráfico é motivo de rixas e enfrentamentos entre quadrilhas rivais em cidades paraguaias como Curuguaty, Capitán Bado, Pedro Juan Caballero e seus arredores, onde operam grupos brasileiros do crime organizado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.