Parisiense é autor do massacre no Bataclan; pai e irmão são detidos e interrogados

  • Por EFE
  • 15/11/2015 08h56
EFE/EPA/LAURENT DUBRULE Flores são vistas ao lado da casa de show Bataclan

As autoridades da França identificaram como Ismael Omar Mostefai um dos três terroristas que mataram pelo menos 89 pessoas na boate Bataclan na sexta-feira na cadeia de atentados em Paris, que causaram 129 mortos e 352 feridos, informou neste domingo a imprensa do país.

Nascido na capital francesa e de 29 anos, Mostefai foi identificado pela descoberta do pedaço de um dedo na casa de eventos. A informação foi divulgada pelo deputado e prefeito de Chartres, Jean-Pierre Gargantas, e confirmada pelo jornal “Le Monde”.

O terrorista explodiu a si mesmo ao no final do massacre da casa de espetáculos, o mais sangrento dos ataques, que deixou dezenas de mortos e feridos.

Mostefai tinha sido havia sido condenado oito vezes por atos de delinquência comum entre 2004 e 2010. Ele era fichado pelos serviços secretos por radicalismo religioso, embora não fosse alvo de acompanhamento.

Na noite da sexta-feira, 13 de novembro, Mostefai foi um dos três homens, armados com fuzis Kalashnikov e com coletes explosivos, que dispararam contra as dezenas de pessoas que havia no interior do Bataclan e se mataram durante um show.

Segundo o jornal, Mostefai possivelmente viajou para a Síria durante vários meses no inverno de 2013-2014.

Um pedaço de um dedo cortado pela explosão e achado pelos investigadores fez com que Mostefai fosse o único membro do comando identificado até agora.

Nascido em 1985 nos subúrbios de Paris, este “jovem pai de raízes argelinas” tinha “dois irmãos e duas irmãs”, segundo o “Le Monde”.

Parentes investigados

Sete pessoas do entorno do terrorista francês foram detidas e estão sendo interrogadas, informaram neste domingo fontes da investigação. As sete pessoas, entre as quais estão o pai e o irmão de Ismael Omar Mostefai, se encontram nas instalações da Subdireção Antiterrorista (SDAT), nos arredores de Paris, assinalou o canal “BFM TV”.

Trata-se de verificar se estavam a par dos planos de Mostefai.

Levando em conta que se trata de um caso de terrorismo, as pessoas podem permanecer até 96 horas sob detenção antes de serem postas em liberdade ou apresentadas ao juiz.

Os investigadores fizeram ontem à noite uma revista nas casas do pai e do irmão do terrorista identificado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.